9 de ago. de 2014

Tratamento natural para hiperatividade, déficit de atenção e TDAH

A hiperatividade e o distúrbio de déficit de atenção ou TDAH são transtornos mentais muito frequentes nas crianças em idade escolar, atingindo 3% a 5% delas. Ocorre principalmente em crianças e produz uma variedade de problemas de comportamento e aprendizagem.

Algumas das causas incluem:

  • Alergia ao leite, trigo, chocolate, fermento, aditivos alimentares, laranjas e antibióticos.
  • Intoxicação por chumbo pode ser um fator significativo.
  • Comer muito açúcar ou alimentos açucarados, fumar durante a gestação, privação de oxigênio ao nascer.
  • Aditivos artificiais, conservantes e alimentos que contenham salicilatos, entre outros aditivos alimentares.
  • Dieta baixa em proteínas.
  • Problemas emocionais e inadequada, incoerente ou ineficaz disciplina em casa. Criança hiperativa muitas vezes controla a situação em casa mais do que os pais. Porque os pais estão dando muitas permissões, a criança que podem encontrar seu caminho para dominar e tornar-se incontrolável.
  • Determinados tipos de lâmpadas fluorescentes são estimulantes.
  • Televisão, jogos competitivos, violentos e as deficiências nutricionais são fatores importantes para uma super estimulação.
  • As mães que fumam têm mais probabilidades de dar à luz a crianças hiperativas.
  • Crianças a partir dos lares desfeitos estão mais propensas a ter este problema.
Quando crianças com este problema ingressam na escola, por vezes, tentam usar seu temperamento para controlar seu novo ambiente. E muitas vezes têm dificuldades de aprendizagem.

Uma forte ligação foi estabelecida entre as dificuldades de aprendizagem e criminalidade juvenil. Tente resolver os problemas o mais cedo possível.

Para tratá-los de forma natural, siga os passos a seguir.

Elimine:  
Açúcar branco - Muitos estudos sugerem que crianças hiperativas apresentam intolerância à glicose. A tendência à hipoglicemia em crianças hiperativas também apoia os efeitos negativos que o açúcar pode provocar. Alguns estudos de universidades revelam que um café da manhã rico em açúcar e em carboidratos pode acentuar o comportamento hiperativo. Quando se ingeria proteína no café da manhã, a hiperatividade era muito diminuída.

Aditivos alimentares e possíveis alérgenos alimentares - São aditivos alimentares (você encontra esses nomes nos rótulos dos produtos industrializados que seguem as normas vigentes): BHA, BHT, corante vermelho, amarelo, azul e os conservantes. Podemos observar alergia ou intolerância a leite de vaca, chocolate, aromatizante de uva, aromatizante de laranja, cana-de-açúcar, tomate, produtos de trigo, ovos, derivados do leite, nozes, peixe, etc. Os alérgenos alimentares podem causar mudanças de humor, depressão e até alucinações.

Alimentos com salicilatos: amêndoa, maçã, damasco, cereja, uva-passa, amora, pêssego, ameixa, ameixa seca, tomate, pepino e laranja.

Outros - Sal, refrigerante, catchup, mostarda, molho de soja, vinagre de maçã, queijos coloridos, jantares delivery, carnes no lanche, cachorro-quente, carnes defumadas, presunto, trigo, milho, manteiga com corante, margarina, sorvete, doces e perfumes.

Suplementos minerais e plantas medicinais:

Cálcio e magnésio: Ajudam a acalmar o sistema nervoso e são vitais para a função cerebral normal. Cento e sessenta e cinco meninos com distúrbios mentais e de aprendizado estavam deficientes em magnésio. Dose sugerida: 1.000mg de cada por dia. Use variedades queladas e procure por citrato de cálcio ou gluconato. O ideal é obter tais minerais na dieta diária.

Ácido gama amino butírico (Gaba): Alguns estudos mostram que o uso de Gaba pode reduzir a hiperatividade e beneficiar crianças com distúrbios de aprendizagem.

Vitamina B6: Uma vitamina extremamente importante para a função mental normal. Indivíduos com dificuldades de aprendizado, esquizofrenia e outros distúrbios mentais frequentemente apresentam deficiência de vitamina B6. Um estudo confirma alguma melhora em indivíduos esquizofrênicos que não respondiam à terapia com drogas psicotrópicas. Dose sugerida: 50 mg em cada refeição. O importante é repor os 45 nutrientes essenciais e retirar os metais tóxicos.

Centella asiática: Pode melhorar a habilidade mental de crianças inaptas, dada sua propriedade antiansiedade. Após a terapia com a centella asiática, 30 crianças que eram consideradas inaptas foram capazes de focar suas tarefas e concentrar-se mais.

Raiz de valeriana: Na Alemanha, essa erva tem sido usada com sucesso para tratar distúrbios do comportamento da infância.

Ácidos graxos ômega-3: Alguns levantamentos mostram que, para algumas crianças com TDAH, a suplementação com lipídeos marinhos parece proporcionar alguma melhora. Os mecanismos exatos envolvidos ainda permanecem desconhecidos. O importante é manter uma relação ômega-6 / ômega-3 de 4 para 1. Atualmente a alimentação moderna proporciona elevadas quantidades de ácido linoleico, ômega-6, que é pró-inflamatório e diminui a concentração. O suplemento de óleos marinhos ou mesmo do óleo de linhaça, rico em ácido linoleico, melhora a memória e a concentração em alguns estudos. Ingerir como recomendado e usar um suplemento de vitamina E com óleo de peixe ou óleo de linhaça.

Vitamina C com bioflavonoides: Considerada um bom antioxidante, essa vitamina também ajuda a atacar os efeitos do estresse.

Tirosina: Ajuda a aumentar os níveis de dopamina, promovendo uma melhora na "vigilância" mental. Ingerir como recomendado com o estômago vazio e com suco de frutas.

Mulungu e Erva de São João: planta que compõe a fórmula de um famoso remédio calmante, e a Erva de São João podem auxiliar crianças com hiperatividade. Una os dois, misturar bem e ingerir uma colher de chá de neném uma hora antes de deitar.

Olho-de-boi em pó - meia colher de chá de neném uma hora antes de deitar.


Outras terapias de apoio

Terapia feita pelos pais
Isso impõe que nenhuma atenção seja dada ao comportamento negativo de qualquer tipo e esbanje elogios ao comportamento positivo. Isto requer um ambiente controlado, onde a criança não possa machucar outras crianças ou mesmo a si própria, e necessita de dedicação especial para obter sucesso. Os resultados de programas que utilizam esta forma de terapia são muito promissores. 
Os pais devem aprender a controlar a situação, através da formação da criança à obediência e auto-controle. Isto é fundamental. Ensine a criança a obedecer-lhe e aprender a controlar-se.

Tenha uma hora regular para dormir, acordar, comer e para outras programações diárias.

Terapia com artes:
Saídas criativas com pintura a dedo ou escultura podem ser uma grande ajuda para canalizar a energia e encorajar a satisfação pessoal.


Incentivar a espiritualidade:
Jesus falou: “Deixai vir a Mim as criancinhas, pois delas é o reino dos céus.” Portanto, fale sobre Deus para a criança, e ensine-a a amá-Lo, respeitá-Lo e a conversar (orar) com Ele.


O exercício físico:
Déficit de Atenção com hiperatividade ou TDAH em crianças muitas vezes é controlada com o uso de medicação. Novas pesquisas, no entanto, mostram que o exercício é ainda mais eficaz do que drogas na regulamentação da hiperatividade e déficit de atenção. O maior benefício do exercício é que ele é um remédio natural e seus efeitos vão além do TDAH; melhora a saúde geral, previne a obesidade e fortalece o sistema imunológico.
O exercício é um remédio natural e eficaz para TDAH. Desenvolve as funções executivas do cérebro que controlam a impulsividade e hiperatividade. Ele libera reguladores do humor no cérebro. Químicos naturais que desenvolve foco, atenção e uma sensação de bem-estar. 

Uma das razões por que os corredores tendem a cultivar um engajamento ao longo da vida com a atividade é a “alta” de execução que 
experimentam. Exercício liberam Endorfinas quando em execução que acalmam o cérebro e aliviam a dor muscular durante o exercício extenuante. Estes compostos de “boas sensações” regulam o humor, prazer e a dor. Exercício também elevam níveis de dopamina, norepinefrina e serotonina no sangue. Estes neurotransmissores regulam o foco, atenção e os centros de recompensa do cérebro. Ritalina e outros estimulantes diversos têm um efeito direto sobre estes produtos químicos do cérebro também. No entanto, se o exercício pode “fazer o truque,” por que usar medicação?

Exercícios diários por 45 minutos a uma hora, durante seis dias por semana é o ideal. Outro segredo é torná-lo parte da rotina da criança.

Pesquisas Científicas
O Mulungu e a Erva de São João têm resultados científicos comprovados. O primeiro faz parte do fitoterápico Maracujina e a segunda é apontada como o melhor ansiolítico natural pela UFRJ. Na minha experiência os dois combinados solucionam problemas relacionados com o sistema nervoso. 

E as alternativas? Na semana passada, o Journal of the American Medical Association revelou que um primeiro estudo da erva de São João mostra que ela não funcionou melhor que um placebo, para combater a TDAH. Mas o teste, com 54 crianças, durou apenas oito semanas, e até remédios vendidos sob receita podem levar até três meses para apresentar efeitos mesuráveis.

Outros tratamentos herbais para o transtorno incluem equinácea, ginkgo biloba e ginseng. Não há dados confiáveis sobre a equinácea; um estudo de 2001 mostrou avanços depois de quatro semanas em crianças usando ginkgo e ginseng, mas não havia grupo de controle para fazer uma comparação.

Há mais esperança nos ácidos graxos do ômega-3, encontrados em peixes e suplementos. Um estudo publicado no ano passado pelo Pediatric Clinics of North America concluía que "crescentes provas" apoiavam o uso desses suplementos para crianças com TDAH.


20 comentários:

Unknown disse...

Tenho um filho de dois anos e. Nove meses .ele e super hiperativo na rua então me da muito trabalho .

Silvana Abreu disse...

Meu filho também tem. Já me deu muito trabalho, principalmente na escola. Mas hoje com 16 anos está melhor.

Unknown disse...

O meu tem 12 anos? Com esta idade o seu filho Silvana foi medicado? O meu é um excelente aluno mas facilmente se distrai e fala muito o que dá em faltas de carrater disciplinar... Nao sei que mais fazer. Obg

Unknown disse...

Desculpe mas recorreu a medicaçao? O meu filho é muito bom aluno mas tem muitos problemas c o comportamento sem nunca ser mal educado... Falar na sala de aula, estar constantemente distraido, etc... Já é o 3 ano que tem varias faltas disciplinares pelo comportamento. Que poderei fazer p o ajudar? Pois é mt implussivo e não se aguenta sem falar

Silvana Abreu disse...

Meu filho deu muito problema na escola depois dos 9 anos de idade. Mudei de escola pensando que o professor era culpado. Ele estudou em várias escolas e em todas deu trabalho. Com 10 anos uma neuropediatra deu o laudo de TDAH e passou a Ritalina, mas quando eu li a bula do remédio e seus possíveis efeitos colaterais eu fiquei desanimada. Dei o remédio para ele e perguntava o que ele estava sentindo, e se estava ajudando na sala de aula. Dei a Ritalina por 2 meses até o fim do ano e decidi que não mais daria aquele remédio a ele. Que as professoras teriam que aguentar e que reprovasse de ano se fosse preciso, mas esse remédio eu não ia dar mais. Em 2010 fui morar em uma cidade com 7 mil habitantes e com duas escolas somente. Eu sou pedagoga e fui para lá trabalhar em uma escola que era de tempo integral. E os meus dois filhos foram estudar na mesma escola que eu trabalhava. O meu filho virou outro aluno com a professora e na escola. No inicio ele deu trabalho, mas lá toda quarta-feira os alunos tinham aula de natação e somente os alunos bem comportados podiam ir. Como ele ama atividade física e nadar. Ele passou a fazer todas as tarefas e ficar comportado. Mas não fiquei muito tempo nessa cidade porque não passei no concurso e eu era contrato. No outro ano ele foi reprovado e teve que fazer o 6º ano duas vezes. Depois disse ele começou a pensar e viu que os amigos tinham todos avançado e ele por causa de suas atitudes ficado atrasado.

Ele ainda é hiperativo, tem dificuldade de fazer amizades, fala rápido, me torra a paciência, mas é muito inteligente. O pensamento deles são acelerados. Nesse 16 anos que vivo com um hiperativo, eu observei que eles tem que fazer atividade física e tem que ter limites e os pais tem que ser firmes com eles. Tem que ter paciência, mas muita paciência e muito dialogo. Aqui em casa não é não, não adianta insistir. Tem que dar algo para eles fazerem, eles não podem ter tempo para pensar ou distrair.

Quanto ao mal comportamento, é bom sempre ouvi-lo sobre o que acontece na escola para os casos de agressão e indisciplina. Pergunte sobre a sua opinião do assunto e o que ele sugere para resolver. Também é bom fazer ele se colocar no lugar do outro. O que ajudou comigo foi muita conversa e oração. A alimentação também e algumas plantas calmantes ajudam. As vezes dou remédio a base de valeriana comprado na farmácia. Mas só quando ele está muito ansioso e não consegue dormir.

Qualquer dúvida pode perguntar. Fiz esse post pensando em mães como eu e você que nem sempre temos informações necessárias sobre esse distúrbio.

Bete disse...

E muito impolsiva ja tentei tirar aox poucos e dar omega 3 e 6 ajuda muito e pxikologa e e km diz silvana abreu sint mt trist por ver minha filha km deficuldad por a imperatividad afectar os estudor eles fikam apatikox e mtas mais coisas ja tem dormido mal dou a vase d valdispert ou miltina pa dormir as vezes d dia era um tranquilizant pa n tar tao agitada e um medikament pa ajuda na aprendizagem o cerebrum kids tambem o faz e vitaminas sempre mas nao keria tranquilizantex km o ritalina talvez valdispert ajudaxe terei konsulta km a pedo pxikiatra e veremox tem mtas mudanças d humor tant km ou sem medikaxao mas melhorou komportamento pk era impoxivel km ela tava agora qualquer koisa fika sentida e anda mtax vexex mau humor td irrita

Unknown disse...

Meu filho tbm tem 2 anos e 8 meses e hiperativo,me dá mto trabalho,ando mto cansada com isso. VC da alguém remédio ao seu??

Unknown disse...

Meu filho tbm tem 2 anos e 8 meses e hiperativo,me dá mto trabalho,ando mto cansada com isso. VC da alguém remédio ao seu??

Unknown disse...

É bom ouvir conselhos pq tem dias q eu fk sem saber o q fazer, meu filho tem 6 anos e ta no 1°ano na escola imagine a dificuldade p ele ficar sentado e fazer as atividades .

Kaliandra Sena disse...

Oi tenho um filho de 9 anos, ele sempre foi agitado, e o ano passado ele começou a perder nas provas do primeiro ciclo, a professora dele me chamou e pediu para que eu levasse ele ao neuropediatra, como ela fazia psicologia suspeitava de TDAH, mas só o médico poderias dá o diagnostico, levei várias vezes e ela pediu relatório da escola e me fez algumas perguntas.Depois deu o diagnostico TDAH, e passou Ritalina para usar só quando for para a escola.Fiquei e fico angustiada, sei dos efeitos colaterais.O ano passado eu dei, mas esse ano não quero usar esse medicamento, gostaria de algo natural,mas a professora já me procurou pra reclamar sobre a agitação dele e que esta preocupada com o desenvolvimento dele. só que eu observei uma coisa, quando ele quer rapidinho faz o dever e estuda, ele é muito inteligente, gosta muito de vídeo game e se concentra quando está jogando. Percebi que ele só faz perfeito as coisas que ele gosta ou está interessado.Se alguma de vocês conhecer algum tratamento ou medicamento natural, por favor me informe. Grata kaliandra

Unknown disse...

Meu filho tem 13 anos ...mas e muito desatento na escola ,destraido ,não presta a atenção nas aulas ,fica no mundo da lua... Acho ele muito lento já levei no médico ,falam que é normal ...ele é preguiçoso... Mas os professores me pediu ajuda para que possa cobrar mais dele ...não adiantou nada...acho que precisa de um medicamento para acelerar a memória ...pois ele é muito esquecido...OBS: ESTOU NO QUARTO PEÇO PARA ELE PEGA ALGO NA SALA ...QUANDO CHEGA NA SALA ...ELE ME PERGUNTA MÃE O QUE VC ME PEDIU MESMO ...ESQUECI...

Unknown disse...

Tenho um filho de 10 anos que também fez uso da Ritalina até ontem. Agora tbm por não encontrar eu decidi tentar não dar mais. Vou tentar fazer o uso de natural e conversar com ele bastante, o bom que tenho bom diálogo com a escola, explicadora e curso de inglês. Me ajudem a se livrar dessa droga, acho que já está na hora.

Unknown disse...

Tenho um filho de 10 anos que fez uso da Ritalina até ontem. Gostaria de aproveitar para não utilizar mais e sim tentar o natural e o diálogo. Peço a ajuda de vocês, já vou passar na farmácia para adquirir um natural.

gillog disse...

Atençao, depois de 44 anos descobri que o meu deficit de atenção e minha hiperatividade, nada mais são do que hipoglicemia. Entao tenho uma dica a voces: nao comam açucar e carboidratos de jeito nenhum. Refrigerantes só se for diet e podem esquecer do mac donalds e pizzas.
Esse é um conselho de pai para um filho.
gillog.

Unknown disse...

Acho q posso responder sua resposta: dê a seu filho qualqer desses remedios acima,independente da idade, sao estremamente otimos. Quanto mais tp vc demorar em tratar, mais longo sera seu sofrimento.
Dê a ele o olho de boi ou o mulungu com a erva de sao joao, conheco tmb o alecrim, ortelanzinho, flor de maracuja, estrela de anis, mastruz, e o cloreto de magnezio. Todos esses ja usei e todos eles me foram uteis.

Unknown disse...

Desculpe me intrometer, adorei esse blog. Todas essas dicas sao maravilhosa. Acho q independente de idade vc deveria comecar algum tipo de tratamento o quanto antes melhor. Tenho outras dicas de remedios como o mastruz, flor de maracuja, ortelanzinho, manjericao, banhos com sal amargo, flor de lanjeira, losna (por ser amarga, pode fazer o pó das folhas secas e por em capsulas, fazer o uso por dez dias duas vz ao dia antes das refeicoes), e cloreto de magnesio.
Espero q apreoveitem minhas dicas

Unknown disse...

Acho q posso responder sua resposta: dê a seu filho qualqer desses remedios acima,independente da idade, sao estremamente otimos. Quanto mais tp vc demorar em tratar, mais longo sera seu sofrimento.
Dê a ele o olho de boi ou o mulungu com a erva de sao joao, conheco tmb o alecrim, ortelanzinho, flor de maracuja, estrela de anis, mastruz, e o cloreto de magnezio. Todos esses ja usei e todos eles me foram uteis.

Unknown disse...

Silvânia o meu filho tem 10 anos e já foi diagnosticado mas nao sei por o de começo o tratamento ele e praticamente cm o seu?e vc Savé me orientar algum calmante que posso tarde dando pra relaxa durmir pois ele se deixar vira a noite

Unknown disse...

Silvânia gostaria de saber meu filho tem 10 anos e praticamente cm o seu e médicos já constataram o problema mas nao sei por onde começar o tratamento? E ele e muito agitado nao dorme se deixa vira a noite vc sabe algum calmante relaxante que eu possa dar urgente pra ver se relaxa dorme

Silvana Abreu disse...

Para o meu filho um médico receitou valeriana, mas você pode dar remédios naturais a base maracujá. Vá na farmácia e peça indicações de remédios naturais para ansiedade e insônia que eles irão te indicar. Boa sorte.