2 de mar. de 2017

34 Remédios naturais ou caseiros para anemia

Preparei para o blog uma seleção de receitas de remédios caseiros para tratar anemia. Todas estão bem resumidas constando somente como preparar ou usar. Façam bom proveito!

1. Beterraba
Misture uma beterraba de tamanho médio, três cenouras e metade de uma batata-doce em um espremedor. Beba este suco uma vez ao dia.

Você também pode comer beterrabas como um vegetal cozido ou em uma salada. Coma a casca junto com a beterraba para o máximo valor nutricional.


2. Melaço
Uma colher de sopa de melaço fornece quase 15 por cento de suas necessidades diárias de ferro.

Misture uma colher de sopa de melaço em um copo de água quente ou leite.

Bebe uma ou duas vezes diariamente. Esta bebida é altamente benéfica para mulheres grávidas.

Outra opção é combinar duas colheres de melaço e vinagre de maçã em um copo de água. Beba uma vez ao dia.


3. Espinafre

Meia xícara de espinafre fornece quase 35% do seu valor diário de ferro e 33 por cento de seu valor diário de ácido fólico.

Tome sopa de espinafre duas vezes ao dia.

Misture duas colheres de chá de mel em um copo de suco de espinafre fresco. Beba uma vez ao dia. Use qualquer um desses remédios pelo menos por um mês.


4. Romã
Misture uma xícara de suco de romã, 1 / 4 colher de chá de canela em pó e duas colheres de chá de mel. Beba esta mistura com seu café da manhã.

Em alternativa, tome duas colheres de chá de pó de sementes secas de romã com um copo de vezes leite morno uma ou duas vezes por dia.

Você também pode comer uma romã de tamanho médio todas as manhãs com o estômago vazio.


5. Gergelim
Um quarto de xícara de sementes de gergelim fornece quase 30 por cento das necessidades diárias de ferro.

Molhe duas colheres de sopa de sementes de gergelim preto na água por duas ou três horas. Coe e faça uma pasta de sementes encharcadas. Adicione uma colher de sopa de mel e misture bem. Tome esta mistura duas vezes ao dia.

Mergulhe uma colher de chá de sementes de gergelim preto na água morna por duas horas. Triture a mistura em uma pasta e depois estique para obter a emulsão. Misture a emulsão em um copo de leite morno, adicione mel ou açúcar mascavo e beba uma vez ao dia.
6. Tâmaras
Mergulhe duas de tâmaras secas em um copo de leite durante a noite. Na manhã seguinte, coma as tâmaras e beba o leite com o estômago vazio.

Como alternativa você pode comer algumas tâmaras secas em jejum pela manhã, seguido por um copo de leite morno.


7. Maçã
Coma pelo menos uma maçã por dia. Se possível, opte por maçãs verdes e prefira comê-las com a casca.

Você também pode misturar partes iguais de suco de maçã fresco, suco de beterraba e um pouco de mel. Beba este suco duas vezes ao dia.


8. Bananas
Coma uma banana madura com uma colher de sopa de mel, duas vezes ao dia.

Como alternativa, misture uma banana madura amassada e uma colher de sopa de suco de groselha indiana (amla). Coma duas ou três vezes ao dia.


9. Groselha Preta Seca

Mergulhe 10 a 12 groselhas secas na água durante a noite. Na manhã seguinte, retire-as da água e retire as sementes.

Coma-as diariamente antes do café da manhã.

Use este remédio por algumas semanas.


10. Feno-Grego
Cozinhe uma xícara de arroz com duas colheres de chá de sementes de feno-grego. Adicione um pouco de sal e coma uma vez ao dia pelo menos duas a três vezes por semanas.

Você também pode usar folhas de feno-grego na sua culinária, especialmente em sopas ou saladas.


11. Suco de limão: 

Uma opção fácil para desfrutar de seus benefícios é para dar sabor a nossa alimentação com suco de limão, especialmente com alimentos ricos em ferro.


12. Pólen: 
Pode-se tomar uma colher de pólen por dia, de manhã, misturado com água ou um sumo.


13. Pinhões: 
Os pinões contêm altos níveis de ferro. Você pode os brindar levemente e moer para misturar com as nossas refeições. Eles são ideais para crianças que desenvolvem anemia.

14. Pistache: 
O valor nutritivo do pistache é semelhante aos do pinhão, mas contém mais proteína e menos gordura. Rico em ferro e também de vitamina C, o que nos ajuda a absorver melhor ferro. Especialmente recomendado para os atletas.

15. Brotos de alfafa: 
A alfafa germinada é rica em minerais (não só em ferro) e fornece, além disso, um monte de vitalidade.

Eles podem ser comprados já germinados ou para germinarem em casa, mantenha as sementes em um lugar úmido por alguns dias. Pode-se também comprar um pote especial para germinar as sementes de todos os tipos.

16. As saladas multicoloridas: 
Saladas cruas, frescas e completas é uma maravilhosa fonte de ferro.

Nós não estamos falando apenas de alface e tomate: pode-se, de fato adicionar as sementes, frutos secos, espinafre cru, rúcula, agrião, pimentão, cenoura, maçãs, sementes de girassol e squash e tempere com azeite e suco de limão.


17. As bebidas de milheto: 
Uma boa alternativa ao leite de vaca é beber bebidas vegetais. Neste caso, recomendamos dois que são muito saudável e rico em ferro: o trigo e o milho.


18. Lentilhas: 
Tradicionalmente, as lentilhas foram recomendadas nos casos de anemia.

No inverno, pode-se consumir cozido, que é a maneira usual. Mas não se esqueça da temporada de verão no qual podemos sofrer mais de anemia: podemos preparar salada fria, sopa ou brotos de alfafa quentes como mencionado acima.


19. Banho de sol: 
Banhos de sol nos ajudam diariamente com os minerais em nosso corpo. Seja no início da manhã ou quando o sol se põe, e se alternam com chuveiros frios.


20. Em períodos pesados: 
No caso das mulheres, devemos levar em conta que os períodos pesados podem ser uma causa de anemia.

Neste caso, é preciso tanto cuidado sobre comer alimentos ricos em ferro que regulam as nossas regras. Para fazer isso, você pode beber chá de ervas ou extrato de urtigas, genciana e cavalinha.


21. Elimine chá e café
Chá e café dificultam a absorção de ferro, especialmente se consumidos durante as refeições ou perto delas. O chá diminui a absorção de ferro em 64%, enquanto que o café reduz em 39%. Esses dados não devem ser subestimados. Isso se deve ao alto teor de taninos em tais bebidas. É, portanto, fortemente recomendado eliminá-las ou restringi-las.

22. Suco de laranja e limão
O suco de laranja e o suco de limão, bem como todos os alimentos ricos em vitamina C, ajudam a promover a absorção de ferro. Seria, portanto, conveniente aumentar a ingestão dessa vitamina através do consumo de sucos de frutas frescas e através do uso de suco de limão para temperar saladas e vegetais de folhas verdes, como espinafre, vegetais ricos em ferro. É aconselhável comer alimentos ricos em ferro (como feijão, espinafre, beterraba, brócolis e repolho) e portadores de vitamina C.


23. Limitar produtos lácteos e chocolate
O chocolate, bem como vinho, café e chá, acima mencionados, diminuem a absorção de ferro por causa do seu teor de taninos. Os produtos lácteos, por causa de seu alto teor de cálcio, não devem ser eliminados, mas é aconselhável combinar na mesma refeição alimentos lácteos e os ricos em ferro.
24. Maçã fresca
Uma maçã por dia ajuda a aumentar a ingestão de vitaminas e minerais benéficos para o corpo. A maçã é um remédio natural usado desde a Idade Média, em caso de anemia.


25. Dente de leão

O dente de leão é considerado um remédio natural útil no caso de anemia. Pode ser tomado como chá ou extrato de ervas, mas também fresco, com particular referência às flores, que podem ser apreciadas em saladas.


26. Endro
O endro é usado em tratamentos de anemia, em particular no caso em que ocorre durante um ciclo menstrual. As sementes de endro podem ser mastigadas, trituradas ou usadas como condimento. Elas também são adequadas para serem utilizadas na preparação de remédios à base de plantas.
27. Respiração profunda
Entre os exercícios recomendados em caso de anemia estão a respiração profunda. Aprender a respirar profunda e conscientemente permite a oxigenação adequada do organismo, bem como a restauração dos níveis de sangue saudáveis. Não é de admirar que a respiração é a base de ioga e de exercícios orientais para melhorar e manter a saúde.
28. Urtiga
A urtiga é uma erva para a remineralização que se distingue pelo teor de ferro, presente principalmente em suas folhas. As principais propriedades benéficas da urtiga consistem em ser uma planta antianêmica, isto é, capaz de estimular a produção de células vermelhas do sangue, devido ao seu alto teor de ferro e vitamina C. As folhas de urtiga podem ser utilizadas para a preparação de risotos, sopas, bem como remédios de ervas curativas.
29. Acerola
A acerola é rica em ferro e vitamina C. Ela melhora a absorção do ferro e contribui para a produção de hemoglobina e células vermelhas do sangue. Ela pode ser tomada sob a forma de preparados fitoterápicos ou suco.

30. Suco de abacaxi
O suco de abacaxi com salsinha é ótimo para combater a anemia porque a salsa tem ferro e o abacaxi tem vitamina C que potencializa a absorção do ferro.

Ingredientes

2 fatias de abacaxi
1 copo de água
algumas folhas de salsinha

Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador e beber logo a seguir o seu preparo. O abacaxi pode ser substituído por laranja ou maçã.
2. Suco de laranja, cenoura e beterraba

31.O suco de laranja, cenoura e beterraba 
É ótimo para combater a anemia porque é rico em ferro.

Ingredientes

150 gramas de beterraba crua ou cozida (cerca de 2 fatias grossas)
1 cenoura pequena crua
2 laranjas com bastante suco
melaço à gosto para adoçar

Modo de preparo
Passe a beterraba e a cenoura pela centrifugadora ou processador de alimentos, para retirar ao máximo o seu suco. Depois, adicione a mistura ao suco puro da laranja e beba logo a seguir, para aproveitar ao máximo suas propriedades medicinais.

Se não possuir estes eletrodomésticos, pode-se bater o suco no liquidificador, sem acrescentar água e coá-lo a seguir.

32. Chá de artemísia
O chá de artemísia é um excelente remédio caseiro contra anemia porque esta planta medicinal contém vitamina C, que ajuda o organismo a absorver e utilizar melhor o ferro.

Ingredientes
1 colher de folhas secas de Artemísia (Artemísia vulgaris L.)
1 litro de água

Modo de preparo
Coloque os 2 ingredientes numa panela e ferva por 15 minutos, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Quando estiver morno coe e beba uma xícara de chá de artemísia sempre que consumir alimentos ricos em ferro de origem vegetal, como feijão, carnes vermelhas ou brancas.
33. Suco de ameixa
O suco de ameixa também é ótimo para combater a anemia porque é rico em vitamina C, e por isso potencializa a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal.

Ingredientes
100 g de ameixa
600 ml de água

Modo de preparo

Adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Após adoçar o suco de ameixa está pronto para ser bebido.

Para combater a anemia deve-se consumir os alimentos que contém ferro diariamente e dependendo da gravidade da anemia, o médico poderá receitar sulfato ferroso, por exemplo. 

34. Xarope de Beterraba 

INGREDIENTES:
Beterrabas raladas
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de rapadura picada

MODO DE PREPARO:
Coloque as Beterrabas raladas em uma panela com água e a rapadura picada.
Deixe levantar a fervura e cozinhe por 15 minutos.
Espere esfriar, coe e consuma uma colher de sopa, três vezes ao dia.
É importante salientar que este preparado não pode ser consumido por pessoas com diabetes.

Nenhum comentário: